×
Blog

Equipamentos de segurança residencial que não podem faltar no condomínio

3 de fevereiro de 2021
Equipamentos de segurança residencial que não podem faltar no condomínio

Investir na proteção patrimonial é algo essencial para a segurança de todos, no entanto, não dá para contar apenas câmeras e/ou guardas na entrada do condomínio. Com o objetivo de combater a insegurança, as diversas opções de equipamentos, passam a ser uma forma estratégica para diminuir os riscos de furtos, roubos e ações criminosas que trazem prejuízos financeiros ou até mesmo perigo à  vida de todos os moradores.

Continue a leitura para saber quais são estes equipamentos indispensáveis e por quais motivos são tão importantes.

1. Alarmes

Um dos primeiros e mais básicos equipamentos que não pode faltar em nenhum condomínio é o alarme. Isso se deve à eficácia na identificação de invasores nos locais onde são instalados.

Com o avanço da tecnologia, os sistemas de alarmes podem ser integrados a portarias e centrais de operações que realizam o monitoramento 24h. Desta forma, a segurança torna-se ainda maior, pois a qualquer sinal suspeito, é possível ter uma resposta mais rápida de proteção.

2 . Chaveiro de aproximação

Esta é uma ferramenta tecnológica que deve ser incluída nos equipamentos de segurança do seu condomínio. Uma forma simples e prática de controlar o acesso de pedestres na entrada, uma vez que, somente os moradores terão esta tag e apenas ela libera o acesso ao ser verificada após aproximação em um sensor que, normalmente, localiza-se no portão de chegada.

3. Sistemas de biometria

Uma alternativa à chave de aproximação é a biometria que, com o passar dos anos, tornou-se um mecanismo de segurança bastante presente.

Podem ser utilizados leitores biométricos, com tecnologia de ponta, contendo informações de apartamento, nome do condômino, data e hora da chegada. Assim, quando o morador aproximar seu dispositivo do leitor, automaticamente acionará a abertura da fechadura eletrônica.

Esse recurso de segurança veio para trazer mais rapidez no momento da entrada e potencializar a identificação de cada pessoa que deseja acessar o condomínio. É também uma excelente maneira de substituir sistemas frágeis, como cartões de acesso, senhas numéricas, entre outros.

4. Controle remoto para carros

Assim como os pedestres possuem uma chave para tornar sua entrada mais segura, os moradores que utilizam veículos também devem adotar sistemas que promovam um acesso tranquilo ao lar. Uma das opções é o controle remoto, alguns modelos são, inclusive, anti-clonagem. Cada condômino deve ter o seu equipamento e nele constarão as informações do carro ou moto e também do morador, como:

  • Placa;
  • Cor;
  • Modelo;
  • Número do apartamento;
  • Nome do usuário.

Todos estes dados são únicos, por isso cada controle é individual e seu uso permitirá a entrada e saída de forma mais rápida, evitando que portões fiquem muito tempo abertos enquanto o porteiro verifica quem chegou. Outra vantagem é que no mesmo controle pode haver o botão de pânico que tem como principal objetivo disparar o alarme, seja ele sonoro ou silencioso, para  inibir ameaças de invasão e caracterizando-se como mais uma ferramenta que deve estar entre os equipamentos de segurança.

5. Botão de pânico

O uso de botão de pânico otimiza o disparo de alarmes em caso de emergência, pois como relatado anteriormente, pode estar contido no próprio controle remoto de acesso que o morador possui e ele mesmo pode disparar ao presenciar alguma ameaça.

A grande vantagem é que o botão pode ser integrado com as centrais de operação. Com isso, ao ser pressionado ele emite automaticamente um sinal para a empresa responsável. Em situações de risco, o dispositivo evita chamar a atenção dos invasores e protege os moradores do local.

6. Porteiro eletrônico

Quando o assunto é insegurança, a portaria é um dos alvos mais visados por bandidos. Uma pessoa apenas não é capaz de conter uma ação de invasão, por exemplo, e a solicitação de ajuda ainda pode ser bem demorada.

Com a portaria virtual o cenário é outro, pois não restringe-se apenas a permitir entradas e saídas, mas aumenta a segurança a partir do monitoramento em tempo real de quem solicita acesso a determinado local.

É um sistema que possui diversos benefícios por  integrar alarmes, câmeras, controle de acesso de pedestres e veículos. Além disso, seu funcionamento é 24h, evitando que a portaria fique vazia como acontece em troca de turnos.

Com a Hiseg você tem mais vantagens

Todos estes equipamentos que você viu até aqui podem ser utilizados em seu condomínio através do nosso serviço de portaria virtual. Você não conta apenas com ferramentas de alta tecnologia, mas também com profissionais altamente treinados e capacitados para proporcionar versatilidade e rapidez nos serviços de tecnologia de segurança.

Fale com nossos especialistas e conheça as soluções personalizadas na gestão de condomínios residenciais e corporativos.