Está achando a taxa do seu condomínio muito cara? Todos os meses quando a conta chega você faz a mesma pergunta? Para entender o motivo e saber como reduzir gastos, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Quer saber quais? Acompanhe a leitura deste post e tire suas dúvidas!
Para o síndico, o desafio do síndico é buscar meios para economizar, seja em serviços contratados ou taxas inclusas. Já para os moradores, a questão é entender o que está acontecendo e como contribuir para amenizar despesas que impactam no valor final do condomínio.
O valor total do condomínio é formado por algumas taxas, algumas variáveis e outras fixas. Entre as principais contam que ocupam o orçamento estão:
De forma geral, são contas necessárias e que não podem ser cortadas. No entanto, o ideal é analisar quais medidas podem ser tomadas para reduzir custos e otimizar o uso de energia, por exemplo. Pequenas mudanças que podem impactar positivamente na conta de todos os moradores.
Aqui entra a manutenção das áreas comuns que o condomínio oferece, pois pode haver gastos extras com reparos, energia elétrica ou mesmo upgrades.
Imprevistos podem acontecer na manutenção das opções de lazer e também em áreas externas como na portaria, fachada, reformas no hall, tudo isso afeta diretamente a taxa condominial no mês.
É importante analisar o gasto geral com estas demandas e qual o impacto no fluxo de caixa do condomínio. Muitas vezes, é uma taxa momentânea, por isso a fatura específica é tão alta.
Você sabe como são compostas as taxas condominiais? É o resultado da soma das despesas fixas e as variáveis. É recomendado, inclusive, que os condôminos realizem um fundo de reservas para não ser pego de surpresa com gastos eventuais.
Já as fixas podem se tornar um problema, pois caracterizam-se como a maior parte das despesas. Neste caso, entra também os pagamentos de funcionários como porteiros e profissionais de limpeza, tudo para ter um condomínio seguro, limpo e organizado.
Além da folha de pagamento mensal, os funcionários precisam receber seus direitos trabalhistas, como o depósito do FGTS, INSS, 13º salário, entre outros. Uma forma de otimizar os gastos com este quesito é terceirizar o serviço, já que a empresa disponibiliza diversos profissionais e os moradores pagam apenas uma taxa fixa por isso e apostar na portaria virtual, ação esta que pode resultar em uma redução significativa nos custos.
Além desses cuidados, algumas medidas podem ser tomadas, em conjunto, para promover a redução da taxa condominial. Para isso, é preciso da ajuda de todos, uma vez que, moradores e síndico serão beneficiados. Confira algumas dicas:
São pequenas ações que, quando colocadas em prática por todos, fazem toda a diferença no valor final da taxa de condomínio e ainda ajuda na preservação do meio ambiente.