Diante das inúmeras tarefas da administração de um condomínio, é preciso ter foco na qualidade em todos os serviços prestados para que haja a otimização de processos e redução de despesas.
Nesse sentido, a terceirização de serviços torna-se uma alternativa eficaz com diversos benefícios.
Acompanhe esta leitura para entender o que é a terceirização e por que você deve considerá-la como uma opção para ter uma economia nos gastos.
Esse modelo tem sido cada vez mais adotado por condomínios que buscam mais agilidade, segurança e qualidade, com um preço baixo nos serviços de zeladoria, portaria, manutenção etc.
A terceirização do trabalho é o meio pelo qual você pode contratar outra empresa ou indivíduo para realizar determinados serviços, em vez de contratar os funcionários individualmente com encargos trabalhistas e tudo mais.
Caso seja uma empresa, ela fica responsável também por montar a escala de trabalho no condomínio, treinar os colaboradores e também por repor qualquer funcionário que por ventura venha a faltar.
O condomínio paga uma taxa mensal à empresa e a mesma deve pagar não apenas o salário dos funcionários, como também as horas extras e todos os impostos e encargos.
Contratar funcionários diretamente pode trazer dor de cabeça para o responsável pelas contratações. Quando não bem administrada, há a sobrecarga de encargos e direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira na folha de pagamento, levando condomínios a repensar possíveis contratações ou mesmo romper contratos.
Além de representar uma grande despesa no orçamento, gerir diversos funcionários também pode ser uma tarefa complicada diante de outras pendências e assuntos mais urgentes de um condomínio.
A terceirização envolve custos menores, se comparados com os necessários para a contratação de uma equipe completa que realizará as mesmas atividades. O contratante possui uma maior previsibilidade de custos gerais, não sendo necessário preocupar-se com gastos de 13º salário, férias, faltas ou mesmo de ações trabalhistas. Ou seja, quem terceiriza tem contato apenas com o valor mensal acordado com a empresa terceirizada.
O objetivo desta modalidade é proporcionar mais flexibilidade e qualidade nos processos, já que os profissionais envolvidos são especializados nas áreas que trabalham. A organização se torna mais enxuta e sua grande vantagem é o aumento na agilidade nas tomadas de decisão e diminuição na burocracia.
No caso específico da portaria de um condomínio, há muitos gastos envolvidos, pois, quando feito presencialmente é necessário ter, pelo menos, 4 funcionários que revezam ao longo da semana e horários.
Já com a modalidade remota, síndico e moradores não precisam atentar-se para esta questão, uma vez que, é de nossa total responsabilidade. Tal ação pode representar uma economia de mais de 60% dos custos da portaria física.
Conheça um pouco mais sobre portaria remota, clique aqui.