×
Mídia

Portaria virtual: as vantagens e desvantagens desse sistema

15 de julho de 2016

A questão da segurança é amplamente discutida em condomínios, sendo a portaria virtual uma possibilidade mais segura. Mas como funciona essa nova portaria?

Tudo que é relacionado a uma maior segurança em condomínios é bem vindo. São incontáveis os casos de arrastão em situações onde os bandidos entram nos prédios, e tendo conhecimento dos moradores que se encontram ou não, escolhem a dedo os apartamentos que invadirão.

Contudo, uma novidade tende a ganhar espaço nesse cenário: a portaria virtual.

Câmeras de segurança, alarmes, trancas e tudo mais que possa trazer mais conforto e comodidade é instalado nos condomínios, e, com certeza, trazem mais tranquilidade.

A portaria virtual é um sistema de recepção que permite checar quem deseja entrar no prédio e dá o poder ao condômino de liberar ou não a entrada.

Essa ferramenta também conta com uma tecnologia de ponta, que permite o reconhecimento facial de quem se aproxima da portaria pedindo para entrar no condomínio.

Se for morador, é reconhecido imediatamente. Em São Paulo, atualmente, cerca de mil condomínios já contam com esse sistema de portaria.

No entanto, embora seja um avanço significativo para os condomínios, nem todos os prédios podem dispor dessa tecnologia, devido ao valor do investimento e estrutura necessária, que às vezes o condomínio não comporta.

Vejamos um pouco mais sobre a portaria virtual, inclusive alguns de seus pontos negativos.

Administrador